Seminários Técnicos

Os Seminários Técnicos são desenvolvidos pela equipe do LPP, com o apoio da equipe da Prefeitura e consistirão em encontros previamente agendados, nos quais será utilizada uma metodologia de condicionantes, deficiências e/ou criticidades, e potencialidade.

  • As condicionantes são os elementos existentes ou projetados que não podem ou não ser alterados, devendo ser mantidos ou preservados pelo Plano Diretor Municipal. As condicionantes podem ser de caráter espacial, funcional, de infraestrutura, ambiental, socioeconômica, administrativa ou legal.
  • Entende-se como deficiência e/ou criticidade situação que significam problemas qualitativos no contexto municipal e que devem ser alterados, melhorados ou eliminados. Assim como as condicionantes, as deficiências também podem ser de distintas tipologias.
  • Entende-se como potencialidade elementos, recursos ou vantagens que até então não foram aproveitados adequadamente, mas poderiam ser incorporados positivamente ao município, sanando suas deficiências ou desenvolvendo-o no sentido de melhorar seu estado atual.

Os dados levantados possibilitarão análises setoriais detalhadas, mas não formarão uma visão sistêmica do município como um todo. A metodologia CPD trata de uma sistemática de organização dos dados levantados que possibilita sua apresentação de forma compreensível e de fácil visualização, sendo um instrumento muito útil na apresentação e discussão da revisão do Plano Diretor com a comunidade.A visão sintetizadora proporcionada por este método é também eficaz para a definição de estratégias de ação visando o desenvolvimento.

O intuito dos seminários ao público é de disseminar mais informações dos temas que serão tratados durante as oficinas.

Os palestrantes escolhidos serão profissionais que possuem contato com o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o Laboratório de Políticas Públicas (LPP), e exercem função ao seu respectivo tema que será apresentado no respectivo seminário.

Os seminários serão de forma online para conseguir atingir um maior público e no período noturno, com datas previstas para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2022. A seguir, temos uma lista com as datas dos seminários, temas abordados, palestrantesdo dia e um rápido resumo do que ocorreu durante o seminário.

O que aconteceu nos Seminários?

Data:Tema:Palestrante:Mini Curriculum:
19.10.2022Urbanismo CaminhávelLincoln PaivaConsultor de políticas urbanas, Dr. Arquitetura e Urbanismo FAU-Mackenzie.
20.10.2022Transporte e MobilidadeLúcio GregoriFoi Secretário de Transportes em São Paulo, Engenheiro e Pós-Graduado em Mecânismo dos Fluidos pela POLI-USP.
24.10.2022Urbanidade e Urbanismo táticoMauro CalliariMauro Caliari é administrador de empresas, mestre e doutor em urbanismo, membro eleito CMTT e CMPU, colunista da Folha de São Paulo ‘s, pesquisador em espaços públicos e caminhabilidade.
25.10.2022Direito UrbanísticoLilian PiresAdvogada, doutora em Direito do Estado pela PUC-SP. Professora de Direito Administrativo na Universidade Presbiteriana MAckenzie, presidente da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil -São Paulo, integrante da Comissão de Direito Urbanístico do Conselho Federal da OAB nacional, coordenadora do MackCidades: direito e espaço urbano
08.11.2022SaneamentoAntônio GiansanteEngenheiro Civil e Físico. Mestre e Doutor em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (EESC-USP e EPUSP). Professor Titular FAU MAckenzie e da FESPSP. Professor convidado Universidade de Metz (França) Politecnico de Bari (Itália). Responsável Técnico e Coordenador de estudos e projetos na área de saneamento ambiental e recursos hídricos como planos de bacia, planos municipais de saneamento básico, projetos executivos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
28.11.2022Economia e Sustentabilidade AmbientalMônica KuwaharaEconomista, docente nos cursos de graduação e pós-graduação em economia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Suas pesquisas envolvem a construção e análise de indicadores de qualidade de vida, desenvolvimento humano e sustentabilidade ambiental. Atua emprojetos de análise de cidades e territórios, estabelecendo diagnóstico de vulnerabilidade socioeconômicas e análise de impactos de intervenções públicas e privadas.
30.11.2022Cidades e GeologiaÁlvaro SantosGeólogo formado pela USP, Pesquisador V Sênior pelo IPT, ExDiretor de Planejamento e Gestão e da Divisão de Geologia Aplicada
do IPT. Autor de livros como “Manual de Conservação e
Recuperação de Estradas de Terra”, “Enchentes e Deslizamentos:
Causas e Soluções” e “Cidades e Geologia”, e Diretor-presidente da
empresa ARS Geologia Ltda.
01.12.2022Comunicação e Participação SocialLuiza AndradaFormada em Ciências da Educação / Pedagogia, Especialista e
Mestrado em Gestão Educacional pela UTDT. Diretora-executiva do
IVM Brasil desde 2013, gestora do escritório brasileiro do Instituto
Cidade em Movimento, ONG com sede na França e 20 anos de
pesquisas e ação em mobilidade urbana, com foco na escala
humana e no espaço público. Interface com representação na
América Latina, Europa e China.
06.12.2022Mobilidade Urbana Simone CaberlonDoutoranda pela FAU Mackenzie, Técnica em Trânsito e Transporte
na Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre/RS.
Desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo, termos de
referência e editais para licitações e concessões públicas na área de
mobilidade urbana.