O que é o Plano Diretor

O Plano Diretor (PD) é o principal instrumento para a Política de Desenvolvimento Urbana Municipal. Por meio dele é possível conhecer e entender os desafios e potencialidades da cidade; definir objetivos, diretrizes e normas; e orientar o crescimento e desenvolvimento urbano sustentável, garantindo a preservação do patrimônio ambiental e visando qualidade de vida.

O PD não pode ser confundido como um solucionador de problemas. Este instrumento basicamente ressalta as boas questões, que estão no bom caminho, as questões que precisam de atenção e melhora e questões que estão com grandes problemas. Este, traz a análise do momento atual da cidade, traz essas diretrizes para estes próximos 10 anos e faz com que elas conversem entre si.

Por isso, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, junto com o Laboratório de Projetos e Políticas Públicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizam, a partir de agora, um estudo minucioso para pensar, planejar e discutir o futuro da cidade através da revisão do Plano Diretor.
Com o intuito de pensar nos tantos interesses coletivos e difusos que compõem a cidade. O processo participativo vem como ferramenta para para abranger estes interesses coletivos e para ouvirmos a população, as ideias, e questões relevantes para o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida.

Qualidade de vida é estar em um ambiente que te favoreça. Que não crie problemas que não precisa ter. Pensar desta forma traz a possibilidade da cidade ser uma ferramenta de qualificação das coisas que você, cidadão, faz.